Desastre em Brumadinho

Vale tinha ciência, mas escondeu problemas na barragem de Brumadinho, diz TV

Segundo um parecer técnico, a Vale deixou de informar problemas na barragem, meses antes do rompimento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/11/2019 às 14:12
Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP
Segundo um parecer técnico, a Vale deixou de informar problemas na barragem, meses antes do rompimento - FOTO: Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP
Leitura:

Nesta terça-feira (5), a Agência Nacional de Mineração (ANM) entregará um documento que aponta que a Vale registrou problemas na barragem que cedeu em Brumadinho, antes da tragédia. O documento, divulgado no 'Jornal Hoje', da TV Globo, mostra que a empresa mesmo ciente dos problemas, não repassou as informações ao órgão que regula o setor.

Segundo o parecer técnico, a Vale deixou de informar problemas na barragem, meses antes do rompimento. O documento será encaminhado para Ministério Público Federal (MPF) e as polícias Civil e Federal de Minas Gerais, que estão investigando o caso.

Segundo divulgou a TV, técnicos analisaram a documentação, como os dados de segurança da barragem, com o plano de segurança e o plano de ação emergencial.

Inspeção

Oito meses antes do rompimento, em 6 de junho de 2018, a Vale fez uma inspeção de segurança na barragem, onde os resultados apontam duas versões. Na entrega à ANM, uma imagem mostrava uma canaleta obstruída - o que não afetaria a segurança da barreira, já que o conserto é considerado uma medida de rotina.

Já em outra imagem, que não foi enviada à agência, há sedimentos na saída de um dos drenos da barragem. Esta segunda foto não foi repassado à ANM e só aparecia nos registros internos da mineradora.

Últimas notícias