O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado neste domingo (24), às 13h30 no horário de Brasília, para cerca de 435 mil estudantes. A prova tem quatro horas de duração e avalia a qualidade dos cursos de instituições de exame superior.
Neste ano, mais de 20 cursos serão avaliados. Entre eles, os de Arquitetura, Nutrição, Medicina e diversos tipos de Engenharia. Cursos relacionados ao grau de tecnólogo também serão avaliados.
O Enade é aplicado anualmente e a cada ciclo são avaliados diferentes cursos. A prova é composta por uma parte relativa à formação geral, com 30 questões, e outra com dez questões que diz respeito a conteúdos específicos. Parte das perguntas é de múltipla escolhe e a outra parte dissertativa.
Leia Também
Resultados
Os resultados compõem indicadores de qualidade da educação superior como o Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou, ao anunciar o resultado da edição de 2018 da prova, em outubro, que o governo federal estuda punições a alunos que tiverem nota baixa na prova. No entanto, ele revelou que enviará a proposta para o Congresso antes de implementá-la.
Entre os itens excluídos este ano no edital da prova estão “sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais”, “tolerância/ intolerância” e “inclusão/exclusão”.