ACIDENTE

Caminhão bate em hélice de helicóptero no Acre. Veja vídeo

Aeronave se preparava para iniciar decolagem quando veículo passou por perto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/01/2020 às 11:53
Foto: Reprodução/Twitter @TomCavalcante1
Aeronave se preparava para iniciar decolagem quando veículo passou por perto - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter @TomCavalcante1
Leitura:

Um acidente inusitado envolveu um helicóptero e um caminhão, na tarde do último sábado (18), na região do Segundo Distrito, em Rio Branco, no Acre. A hélice da aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) bateu em um caminhão que seguia na BR-364, segundo o portal G1.

O helicóptero estava dando apoio à Operação Fecha Fronteira, que ocorria no bairro Belo Jardim, de acordo com o coronel Oliveira, da Polícia Militar do Acre. A aeronave estava parada em uma rotatória quando a equipe iniciou os procedimentos para decolagem, quando um caminhão passou e colidiu com o helicóptero.

Dois tripulantes tiveram ferimentos leves. A aeronave levava três tripulantes e dois comandantes. Os feridos foram encaminhados para o pronto-socorro.

Entre as três pessoas que estavam no caminhão não houve feridos. Segundo um funcionário que não estava no momento do acidente, o veículo presta serviço para a Secretaria de Saúde do Estado e transportava resíduos hospitalares.

Vídeo

Oficialmente, a polícia do Acre informou que ainda não sabe como o acidente ocorreu e que as causas vão ser investigadas. Porém, vídeos que circulam na internet têm registros do momento da colisão.

O humorista Tom Cavalcante foi um dos internautas que reproduziu o vídeo, em um post com seu perfil oficial no Twitter. Veja: 

Nota do Governo do Acre

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em decorrência do acidente envolvendo o helicóptero Harpia 01, vem a público esclarecer que:

1. A aeronave estava em atividade, fazendo parte de uma operação orientada pela Secretaria de Segurança Pública, aliada à Operação “Fecha Fronteira”, com o foco de coibir ações criminosas na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Com isso, o helicóptero se encontrava em um ponto estratégico que pudesse ter acesso a todos os bairros da capital de maneira rápida e eficaz.

2. O Harpia 01 se preparava para levantar voo em uma barreira policial que reduzia a velocidade de veículos. Havia um tripulante da aeronave realizando todo o procedimento de segurança para a decolagem, quando um caminhão modelo baú se aproximou do local e colidiu com uma das hélices, causando o acidente.

3. Todos os envolvidos no acidente estão fora de perigo ou risco de morte, houve apenas ferimentos leves. Dois tripulantes sofreram algumas lesões, foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco, juntamente com o motorista do caminhão e o passageiro. Todos estão bem.

4. Uma equipe da Sejusp está acompanhando todos os procedimentos a serem realizados a partir da perícia que deve ocorrer no local do acidente. Para os procedimentos cabíveis que atendem ao protocolo, já foram acionados os órgãos competentes como o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como a seguradora da aeronave.

5. Por fim, vale ressaltar que toda a manutenção e documentação da aeronave encontram-se absolutamente regularizadas de acordo com a legislação vigente, bem como todos os contratos da seguradora estão em dia, sendo esta acionada pelo assegurado. 

Rio Branco – Acre, 18 de janeiro de 2020.
Ricardo Brandão
Secretário de Justiça e Segurança Pública em Exercício

Últimas notícias