NÍVEL 2

Brasil eleva para 'perigo iminente' classificação de risco para coronavírus; Minas tem caso suspeito

A classificação de risco no Brasil passou para o nível 2, que significa 'perigo iminente'

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/01/2020 às 13:32
Foto: Nicolas Asfouri/AFP
A classificação de risco no Brasil passou para o nível 2, que significa 'perigo iminente' - FOTO: Foto: Nicolas Asfouri/AFP
Leitura:

O Ministério da Saúde elevou nesta terça-feira, 28, a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente", após caso suspeito de coronavírus em paciente em Minas Gerais. Até segunda-feira (27) o País estava em nível 1 de alerta.

Leia mais: Como é a transmissão, os sintomas e o tratamento do coronavírus

Leia mais: Além do coronavírus, relembre outras doenças que alarmaram a população no mundo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou pela manhã que o governo federal "está preparado" para detectar o vírus. "Não é um sistema que está sendo preparado agora. Temos o plano de contingência e o que vamos fazer é atualizar."

A pasta disse que recebeu, desde o início do surto de coronavírus na China, "mais de 7 mil rumores" de infecção, mas que apenas 127 exigiram verificação do órgão e apenas um se confirmou como suspeita.

O ministério investiga um caso suspeito de coronavírus em paciente de Minas. A paciente é uma estudante de 22 anos que teve um histórico de viagem para Wuhan, na China. Ela chegou em território brasileiro no dia 24 de janeiro. Segundo o ministro, todas as 14 pessoas que tiveram contato com o estudante estão sendo "monitoradas".

De acordo com a pasta, ela relata não ter ido ao mercado de peixes da cidade, não ter tido contato com nenhuma pessoa doente e não ter procurado nenhum serviço de saúde enquanto estava na cidade. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, a jovem passa bem.

Surto de coronavírus

O surto de coronavírus havia provocado 106 mortes na China até a noite desta segunda-feira, 27. O número de infectados passava de 4,5 mil. De todas as mortes até o momento, 100 foram registradas na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro da contaminação. Ao menos 15 países em quatro continentes já confirmaram casos importados da doença.

Nesta terça-feira, representantes do Ministério da Saúde vão participar de uma reunião com a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema. Mandetta disse que o Instituto Butantã de São Paulo participará de um "esforço internacional" para a produção de uma vacina contra o coronavírus.

Últimas notícias