Violência

Ceará tem mais de um homicídio por hora em dois dias com motim de policiais

Policiais militares do Ceará iniciaram paralisação na terça-feira (18)

do jornal O Povo para a Rede Nordeste
Cadastrado por
do jornal O Povo para a Rede Nordeste
Publicado em 21/02/2020 às 14:00
Foto: FCO Fontenele/O Povo
Policiais militares do Ceará iniciaram paralisação na terça-feira (18) - FOTO: Foto: FCO Fontenele/O Povo
Leitura:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou 29 homicídios na quarta-feira (19) e 22 na quinta-feira (20). O motim de policiais militares começou no fim da tarde da terça-feira 18 (18). Foram 51 homicídios em 48 horas - média superior a um por hora. Em janeiro, o Ceará teve média diária de 8 homicídios por dia. Foram 261 no mês. A média dos últimos três dias, portanto, triplicou.

Em fevereiro do ano passado, a média foi inferior a seis homicídios por dia, com 164 homicídios. Na comparação com o mesmo mês de 2019, portanto, a média de assassinatos mais que quadruplicou.

Nessa quinta, equipes da Força Nacional começaram a chegar ao Ceará para reforçar o policiamento. O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto autorizando o uso das Forças Armadas no Estado para Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A partir desta sexta-feira, o Exército assume a segurança do Ceará.

Paralisação

Os Policiais militares do Ceará iniciaram paralisação na tarde de terça-feira (18) em protesto contra plano de reestruturação salarial de policiais e bombeiros militares do Ceará. Confira a cobertura das manifestações dos policiais, os atos de violência e a repercussão política do caso.

Protesto de policiais que culminou com tiro em Cid Gomes

O senador Cid Gomes (PDT-CE), foi baleado na tarde da quarta-feira (19), durante protesto de policiais do município de Sobral, interior do Ceará, quando tentava furar o bloqueio feito por militares em frente ao 3º Batalhão dos Policiais Militares do Ceará. 

Cid Gomes, que foi acertado por uma bala .40, havia postado nas redes sociais que estava em Fortaleza e que chegaria a Sobral ainda na quarta-feira (19). No vídeo, Cid afirmava que "quem deveria dar segurança para o povo está promovendo a insegurança, promovendo a desordem" e disse ainda que iria "definir uma estratégia para dar paz".

Últimas notícias