arqueologia

Fóssil de dinossauro emplumado é encontrado na Alemanha

O fóssil pode ser de um dinossauro jovem do período jurássico, de 170 milhões de anos atrás, indica o estudo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/07/2012 às 8:45
Leitura:

WASHINGTON - Pesquisadores alemães anunciaram nesta segunda-feira (2) a descoberta de um fóssil de uma cria que pode ser a evidência mais antiga de um dinossauro carnívoro emplumado que não tinha ligação direta com as aves.

O fóssil pode ser de um dinossauro jovem do período jurássico, de 170 milhões de anos atrás, indica o estudo, publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS, sigla em inglês). O animal, chamado Sciurumimus albersdoerferi, é o "fóssil de megalossauro mais completo até agora", assinala o estudo.

O grupo de megalossauros inclui uma grande variedade de dinossauros carnívoros que chegaram a medir nove metros de comprimento e pesar uma tonelada.

O fóssil, de um dinossauro jovem com as mandíbulas abertas e o rabo estendido acima da cabeça, foi encontrado em uma pedreira da Baviera, sul da alemanha. A cria tinha, provavelmente, o crânio grande, patas traseiras curtas e a pele lisa, e estava coberta de plumas.

No começo do ano, paleontólogos chineses anunciaram ter encontrado uma espécie de dinossauro gigante com plumas, que pesava o mesmo que um carro e estava ligado ao Tyrannosaurus Rex. A peça foi datada em 125 milhões de anos, ou meados do período cretáceo, apogeou do longo reinado dos dinossauros no planeta.

A nova espécie foi batizada de Yutyrannus huali, nome surgido do latim e mandarim e que significa "tirano de plumas preciosas".

Últimas notícias