ESTADOS UNIDOS

Um guia digital para as eleições americanas

Veja como acompanhar pelo Twitter, blogs e aplicativos os últimos momentos da acirrada eleição presidencial

Agência France Presse
Cadastrado por
Agência France Presse
Publicado em 05/11/2012 às 6:30
Leitura:

WASHINGTON - Uma seleção de sites, contas no Twitter, blogs e aplicativos para acompanhar ou usar, no momento em que a campanha presidencial americana entra em sua reta final, antes das eleições de terça (6). 

CONTAS NO TWITTER

Veículos de imprensa e jornalistas:

@POLITICO2012: Conhecido por oferecer a cobertura mais compreensiva da política americana, o Politico publica as últimas notícias, análises e opiniões sobre as eleições presidenciais. 

@thecaucus: Jornalistas do New York Times que acompanham a campanha publicam notícias, análises, fotos e vídeos. 

@GuardianUS: Apresenta a cobertura americana feita pelo jornal britânico Guardian - que, atualmente, dá destaque à corrida pela Casa Branca -, com links para blogs e o conteúdo interativo do site da publicação.

@CPHeinze: Escreve sobre as eleições deste ano para o jornal congressista The Hill. Publica em tempo real eventos importantes e links para reportagens. 

@feliciasonmez: Repórter de política do The Washington Post, publica informações e fotos sobre a campanha. 

@MichaelMathes, @StCollinson: Os repórteres da AFP publicam fotos, citações e reportagens sobre a campanha eleitoral.

 

No campo de Obama:

Além de @BarackObama e do vice @JoeBiden, @davidaxelrod - estrategista sênior da campanha - é um bom nome a ser seguido, assim como os de @Lis_Smith - porta-voz da campanha -, da primeira-dama @MichelleObama e o de @teddygoff, diretor digital da campanha.

 

No campo de Romney: 

Além de @MittRomney e do vice @PaulRyanVP, o porta-voz @RyanGOP é um bom nome a ser seguido, assim como o da porta-voz @andreamsaul e o do diretor digital da campanha, @ZacMoffatt. 

 

BLOGS

Direitista: O blog ultraconservador do herói do Tea Party Rush Limbaugh o levará ao coração da América que detesta Obama. (https://www.rushlimbaugh.com/) 

Esquerdista: A esquerda radical é representada pelo Daily Kos, que, raramente, perde uma oportunidade de criticar Mitt Romney (https://www.dailykos.com/) 

Técnico: O gênio das estatísticas Nate Silver analisa as chances de Obama e Romney vencerem a eleição. (https://fivethirtyeight.blogs.nytimes.com/author/nate-silver/) 

USA Today e Twitter oferecem análises do clima nas redes sociais envolvendo os dois candidatos. (https://usatoday30.usatoday.com/news/politics/twitter-election-meter) 

 

SITES 

Fact-checkers: O Politifact.com passa por seu já célebre Truth-O-Meter declarações de ambos os lados. O trabalho de verificação de informações realizado pelo site na campanha de 2008 lhe valeu o prêmio Pulitzer no ano seguinte. 

Humor: Desde 1996, Jon Stewart faz graça com tudo e todos nos Estados Unidos, com seu time de repórteres peculiares que participa do programa de TV The Daily Show (www.thedailyshow.com). 

 

APLICATIVOS PARA SMARTPHONES

Ad Hawk: Baseado no modelo do célebre aplicativo Shazam, permite rastrear a origem de uma determinada propaganda política, para saber quem a financiou. 

Who should I vote for?: Apresenta ao usuário perguntas relacionadas a educação, terrorismo e saúde, entre outros temas, e aponta quem seria seu candidato ideal, a partir de suas respostas. 

PollTracker: Apresenta os resultados das pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais e para o Congresso. 

 

YOUTUBE, FLICKR, SPOTIFY, TUMBLR, PINTEREST

No campo de Obama: 

Spotify: A campanha 2012 está presente em todas as plataformas, entre elas o serviço de streaming de músicas Spotify. A playlist de Barack Obama inclui canções de Al Green e Arcade Fire: https://open.spotify.com/user/barackobama/playlist/6J9kgSvipjimfDLYTsCOAv 

Flickr: Imagens de Obama e sua mulher, do vice Joe Biden e de simpatizantes deste site de compartilhamento de fotos. Imagens apetitosas de pratos servidos em eventos também são disponibilizadas. https://www.flickr.com/photos/barackobamadotcom/ 

Pinterest: Em sua página nesta plataforma, a equipe de Obama já publicou fotografias curiosas, como uma que mostra o presidente acariciando seu cão, Bo, sob a legenda Pet Lovers for Obama: https://pinterest.com/barackobama/ 

Tumblr: Gifs divertidos de momentos como debates ou discursos, citações ou mensagens de simpatizantes nesta plataforma: https://barackobama.tumblr.com/ 

YouTube: Neste site de compartilhamento de vídeos, 249 mil internautas são fãs da página de Barack Obama, que inclui anúncios de campanha e mensagens da primeira-dama e da cantora Beyonce: www.youtube.com/user/BarackObamadotcom 

 

No campo de Romney: 

Spotify: O que Mitt Romney escuta quando viaja por Ohio em seu ônibus de campanha? Beach Boys, o rapper Kid Rock e a banda de funk soul Commodores, segundo sua lista no Spotify list: https://open.spotify.com/user/mittromney/playlist/5QrwBrWOXSWWdWilN98BPS 

Flickr: Fotos da campanha de Romney e de simpatizantes estão reunidas aqui: https://www.flickr.com/photos/mittromney?flickr 

Pinterest: Romney pode não ser muito ativo nesta plataforma, mas sua mulher, Ann, já publicou fotos assando cookies com os netos, e de um bolo de carne, um dos favoritos de Romney. 

(https://pinterest.com/annromney/) 

Tumblr: Fotos de Romney e de sua mulher, Ann, fazendo caridade, e gráficos ilustrando por que os eleitores devem votar nele: https://mittromney.tumblr.com/ 

Youtube: O canal de Romney (26 mil seguidores) apresenta anúncios de campanha e outros vídeos, entre eles um que descreve sua história de amor com a mulher, Ann.

Últimas notícias