Carne bovina

Japão aguarda dados sobre mal da vaca louca no Brasil

Animal teria sido vítima da doença em 2010, no Paraná

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/12/2012 às 8:25
Leitura:

O governo do Japão aguarda informações oficiais detalhadas sobre o primeiro caso de mal da vaca louca detectado no Brasil antes de decidir sobre a eventual manutenção do embargo às importações de carne brasileira, informaram fontes oficiais.

A Organização Mundial para a Saúde Animal anunciou no sábado (08) que um caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) foi detectado em um animal que morreu em 2010 no estado do Paraná.

O ministério japonês da Agricultura anunciou a suspensão da importação da carne brasileira como forma "de prevenir a entrada da doença no país".

O Japão, um importador pequeno de carne brasileira, comprou 1,435 tonelada de carne processada em 2011, o que representa 0,3% do total de importações.

"Nós estamos pedindo ao governo brasileiro informações detalhadas sobre a questão", afirmou Minoru Yamamoto, funcionário da secretaria de Segurança Alimentar e Consumo do ministério. "Precisamos de dados científicos", completou.

"Queremos saber várias coisas, por exemplo como eles examinam os animais para a doença, quais os tipos de medidas de controle que adotam, como supervisionam alimentos e controlam a BSE".

O ministério brasileiro da Agricultura afirmou que não existe risco para a saúde pública, pois a BSE não foi a causa da morte da vaca e o animal foi enterrado na propriedade.

Últimas notícias