renúncia do papa

Arcebispo de Olinda e Recife apoia a decisão do papa Bento XVI

Foi uma atitude muito corajosa, disse Dom Fernando sobre renúncia do papa

Elton Ponce
Cadastrado por
Elton Ponce
Publicado em 11/02/2013 às 11:01
Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Foi uma atitude muito corajosa, disse Dom Fernando sobre renúncia do papa - FOTO: Foto: Bernardo Soares/JC Imagem
Leitura:

Um misto de admiração e surpresa. Foi assim que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu a notícia de que o papa Bento XVI vai renunciar no próximo dia 28 de fevereiro. Alegando estar debilitado, por conta da idade avançada, o alemão vai deixar o papado após oito anos.

Para dom Fernando, a renúncia do papa não pode ser encarada como uma desistência, mas como um grande ato de coragem. Para ele, o alemão Joseph Ratzinger tinha essa decisão em mente há algum tempo. “É um desafio muito grande tomar uma decisão como essas. Por alegar a idade avançada, nossa admiração ele aumenta ainda mais, principalmente pela coragem da decisão”, comentou.

O arcebispo de Olinda e Recife fez questão de deixar claro de que Bento XVI foi uma pessoa admirável durante o tempo em que esteve à frente da Igreja. Apesar de alguns problemas ao longo desse período, como escândalos de abusos sexuais de alguns padres, a postura de não tolerar esse tipo de conduta foi ressaltada por dom Fernando.

“Foram oito anos apenas à frente da Igreja, de um homem que marcou pela palavra, pela sabedoria, sempre sendo muito firme nas suas lições. Apesar de algumas dificuldades, foi uma pessoa que correspondeu plenamente a missão de padre. Sem dúvidas, Bento XVI foi um grande papa”, reiterou.

Ouça a entrevista de Dom Fernando Saburido, concedida à Rádio JC/CBN nesta segunda-feira.

A partir de agora o foco da Igreja é voltado para a escolha do sucessor de Bento XVI. Apesar das muitas especulações, dom Fernando preferiu não citar prováveis brasileiros que podem ser escolhidos. Segundo ele, os nomes ficam em segundo plano neste tipo de escolha.

“O colégio cardinalício é composto por 119 cardeais e qualquer um deles poderá ser eleito. As pessoas especulam muito, se atêm muito aos nomes, mas surpresas podem acontecer. O importante é destacar que essa é uma decisão em que a oração e a reflexão vão prevalecer. É um momento de unidade para que, juntos, tenhamos uma continuidade positiva do trabalho de Bento XVI”, concluiu dom Fernando.

Apenas três pontífices renunciaram ao cargo, sendo o último no século XV. Joseph Ratzinger, o Bento XVI, tem 85 anos, e foi o sucessor de João Paulo II. Bento XVI assumiu o papado em 19 de abril de 2005.

Últimas notícias