áfrica do sul

Cerimônia de adeus a Nelson Mandela com dezenas de chefes de Estado

A cerimônia será transmitida para boa parte do planeta e 1.500 jornalistas foram credenciados

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 10/12/2013 às 8:05
Foto: ODD ANDERSEN / AFP
A cerimônia será transmitida para boa parte do planeta e 1.500 jornalistas foram credenciados - FOTO: Foto: ODD ANDERSEN / AFP
Leitura:

Os sul-africanos passaram seis meses chorando pela doença de Nelson Mandela e nesta terça-feira (10) iniciam a despedida real em um estádio de Johannesburgo, cinco dias antes do enterro.

Dezenas de milhares de pessoas caminharam durante a madrugada para o estádio Soccer City, no qual Mandela, que faleceu na quinta-feira aos 95 anos, fez a última grande aparição pública em 11 de julho de 2010, na final da Copa do Mundo.

Mais de 90 líderes mundiais acompanharão a cerimônia em homenagem a Madiba, apelido carinhoso de Mandela. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, está entre as autoridades estrangeiras que discursarão na cerimônia, assim como o presidente americano Barack Obama e o cubano Raúl Castro.

Os outros oradores estrangeiros serão o vice-presidente chinês Li Yuanchao, o presidente indiano Pranab Mukherjee e Hifikpunye Pohamba, da Namíbia. Obama, ao lado da esposa Michelle, foi um dos primeiros a desembarcar na África do Sul, às 7h (3h de Brasília).

Quatro netos de Mandela - Mbuso, Andile, Zozuko Dlamini e Phumla - também devem discursar na cerimônia. "O mundo está literalmente vindo para a África do Sul", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da África do Sul, Clayson Monyela.

"Noventa e um chefes de Estado e de Governo em exercício, 10 ex-dirigentes, 86 dirigentes de delegação e 75 personalidades ilustres confirmaram presença", informou. A cerimônia será transmitida para boa parte do planeta e 1.500 jornalistas foram credenciados.

Últimas notícias