áfrica

Níger, país de extrema pobreza, compra avião presidencial por US$ 40 milhões

O avião presidencial anterior comprado nos anos 70 pelo ex-general presidente Seini Kuntché (1974-1987), continuará em operação

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 01/09/2014 às 13:29
Leitura:

Níger, um dos países mais pobres do mundo, acaba de comprar um novo avião presidencial por 40 milhões de dólares, anunciou o ministro da Defesa, o que provocou a revolta da oposição.

O avião, recebido no domingo (31) em Niamey, é um Boeing 737-700 comprado "com fundos próprios de Níger por 40 milhões de dólares, que ajudará o brilho de nossa ilustre República", disse o ministro Karidjo Mahamadou.

A aeronave será administrada pelo exército por razões de segurança, segundo o ministro.

O avião presidencial anterior, também um Boeing 737, comprado nos anos 70 pelo ex-general presidente Seini Kuntché (1974-1987), continuará em operação, segundo Mahamadou. "Mas agora é um caixão voador que não atende às normas internacionais", disse à AFP um especialista.

"Quando a fome ameaça de novo o país e com as graves inundações deste ano, o Estado investe milhões em gastos luxuosos", criticou Useini Salatu, porta-voz da oposição nigerina.

Níger ocupa o 187º lugar entre os países mais pobres do mundo no índice de desenvolvimento humano, segundo a ONU, apesar de contar com importantes jazidas de urânio e ter começado recentemente a explorar petróleo.

Últimas notícias