Ucrânia

Presidente russo pede bom-senso aos europeus

Declarações foram feitas um dia depois de os líderes da União Europeia terem dado uma semana à Rússia para recuar

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 01/09/2014 às 10:07
Foto: Mikhail Klimentyev / Pool / AFP
Declarações foram feitas um dia depois de os líderes da União Europeia terem dado uma semana à Rússia para recuar - FOTO: Foto: Mikhail Klimentyev / Pool / AFP
Leitura:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu nesta segunda-feira (1º) bom-senso aos europeus, que ameaçaram Moscou com novas sanções a partir desta semana, pela participação na crise da Ucrânia.

"Espero que o bom-senso prevaleça (...) e que nem nós, nem os nossos parceiros, causemos danos com essas provocações recíprocas", disse, segundo as agências de notícias russas, durante visita à cidade de Iatkutsk, na Sibéria.

As declarações foram feitas um dia depois de os líderes da União Europeia (UE) terem dado uma semana à Rússia para recuar na intervenção nos conflitos no Leste da Ucrânia. Caso contrário, a UE aplicará novo pacote de sanções.

Líderes europeus manifestaram o receio de que o confronto se estenda a todo o continente, depois de a Rússia ter enviado tropas para apoiar nova ofensiva dos separatistas pró-russos no Leste da Ucrânia.

Representantes russos disseram anteriormente que preparavam medidas em resposta às novas sanções ocidentais, depois de, no mês passado, terem proibido a importação de grande parte dos produtos alimentícios da UE e dos Estados Unidos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse que a Rússia não ia "fechar a porta" ao comércio com o Ocidente, nem sair da Organização Mundial do Comércio.

"Vamos, acima de tudo, pensar nos nossos interesses, defender a economia, o sistema social, as nossas empresas", disse Lavrov, em encontro com estudantes universitários de Moscou.

Últimas notícias