europa

França suspende entrega de navio à marinha da Rússia

O anúncio foi feito na véspera do início de um encontro de cúpula da Otan

Karol Albuquerque
Cadastrado por
Karol Albuquerque
Publicado em 03/09/2014 às 18:38
Leitura:

O gabinete do presidente da França, François Hollande, anunciou a suspensão da entrega de um navio porta-helicópteros para a Rússia, por causa do apoio russo a rebeldes separatistas que combatem o governo da Ucrânia. O anúncio foi feito na véspera do início de um encontro de cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar liderada pelos EUA) em Newport, no País de Gales.

Apesar do anúncio de um acordo para um cessar-fogo na Ucrânia, o gabinete de Hollande disse que "as condições que permitiriam à França autorizar a entrega do primeiro navio da classe Mistral não foram cumpridas, neste momento". O contrato para a entrega dos dois navios, assinado em 2011, é no valor de € 1,2 bilhão. A entrega do primeiro navio, batizado Vladivostok, estava marcada para outubro deste ano e a do segundo, o Sevastopol, para 2015.

Em julho, Hollande ainda dizia que a Rússia havia pago pelos navios e que as sanções econômicas impostas pelos EUA e pela União Europeia a Moscou não eram retroativas.

Últimas notícias