Crítica

Dalai Lama diz que Putin quer reconstruir o Muro de Berlim

O líder religioso teceu duras críticas ao presidente da Rússia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/09/2014 às 13:14
Leitura:

Dalai Lama, em visita a cidade de Hamburgo, na Alemanha, criticou neste domingo (7), o presidente russo Vladimir Putin, a quem chamou de "egocêntrico" e atribuiu a vontade de "reconstruir o Muro de Berlim" com o atual conflito no leste da Ucrânia.

"Sua atitude é sempre: 'eu, eu, eu', afirmou o líder espiritual tibetano, em uma entrevista ao jornal dominical Welt am Sonntag. O ganhador do Prêmio Nobel da Paz recordou também que o dirigente russo, além de presidente do país, foi primeiro-ministro antes de voltar à chefatura de Estado. "É demais. É muito egocêntrico", considerou.

"Nós nos acostumamos com o fato de que o Muro de Berlim caiu. Agora o presidente Putin parece querer reconstruí-lo. Mas, agindo assim, prejudica seu país. O isolamento é um suicídio para a Rússia", acrescentou. Por outro lado, o Dalai Lama assegurou que China e Rússia representam situações diferentes. "A China quer fazer parte do sistema político mundial e está pronta para aceitar as regras internacionais em longo prazo. Tenho a impressão de que isso não conta para a Rússia ou para o presidente Putin nesse momento", concluiu.

Últimas notícias