Eleição

Vitória sem surpresa do partido no poder em eleição municipal de Moscou

Partido do presidente Vladimir Putin obteve 28 cadeiras de um total de 45 na Duma de Moscou

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 15/09/2014 às 9:04
Foto: MICHAEL KLIMENTYEV / RIA NOVOSTI / AFP
Partido do presidente Vladimir Putin obteve 28 cadeiras de um total de 45 na Duma de Moscou - FOTO: Foto: MICHAEL KLIMENTYEV / RIA NOVOSTI / AFP
Leitura:

O partido Rússia Unida venceu sem surpresas as eleições municipais realizadas no domingo em Moscou, deixando a oposição liberal sem nenhum assento no novo conselho municipal, segundo os números oficiais publicados nesta segunda-feira.

O Rússia Unida, partido do presidente Vladimir Putin dirigido pelo primeiro-ministro Dmitri Medvedev, obteve 28 cadeiras de um total de 45 na Duma de Moscou, indicou a Comissão Eleitoral em um comunicado.

O Partido Comunista conquistou cinco assentos, enquanto o partido patriótico Rodina e o Partido Liberal Democrata Russo Ultranacionalista e Populista (LDPR) obtiveram um representante cada.

Por sua vez, dez cadeiras foram conquistadas por candidatos sem partido.

"Todos os candidatos sem partido estavam apoiados pelo Rússia Unida", declarou à AFP o analista Grigori Melkoniants, co-diretor da ONG Golos ("A Voz" em russo) que defende os direitos dos eleitores.

"Os verdadeiros candidatos da oposição não foram autorizados a participar destas eleições", acrescentou Melkoniants.

A jornalista da oposição e defensora dos direitos humanos Olga Romanova não pôde se apresentar como candidata sem partido, já que a Comissão Eleitoral de Moscou invalidou 19% das assinaturas de apoio a sua candidatura.

No domingo foram realizadas eleições municipais e de governadores na Rússia, incluindo pela primeira vez a Crimeia, uma península ucraniana incorporada em março por Moscou.

Os candidatos do Rússia Unida venceram as eleições na maior parte destas regiões, indicou o jornal Izvestia, citando nesta segunda-feira resultados preliminares.

Últimas notícias