Israel

Polícia israelense e palestinos se enfrentam na Esplanada das Mesquitas

Polícia fechou os acessos à Esplanada, enquanto era possível ouvir bombas de efeito moral lançadas nas ruas adjacentes da Cidade Velha de Jerusalém

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 24/09/2014 às 9:29
Leitura:

Forças de ordem israelenses se enfrentaram nesta quarta-feira na Esplanada das Mesquitas de Jerusalém com dezenas de palestinos que protestavam contra a presença de visitantes judeus neste local sagrado por ocasião do Ano Novo judeu, indicou a polícia israelense.

A polícia fechou os acessos à Esplanada, enquanto era possível ouvir bombas de efeito moral lançadas nas ruas adjacentes da Cidade Velha de Jerusalém, constatou um jornalista da AFP.

Os manifestantes palestinos lançaram pedras, rojões e coquetéis Molotov contra os membros das forças de segurança israelenses, ferindo vários deles, segundo a polícia, que não forneceu mais detalhes.

"As forças de ordem entraram no 'Monte do Templo' (nome dado pelos israelenses à Esplanada das Mesquitas), expulsou os manifestantes do interior da mesquita Al-Aqsa e fechou o acesso à esplanada colocando barreiras", indicou em um comunicado a polícia.

Os distúrbios começaram depois que visitantes judeus foram autorizados a visitar a Esplanada das Mesquitas por ocasião do Ano Novo judeu, cujas celebrações começam nesta quarta-feira.

Dois deles foram detidos por violar uma ordem que impede os judeus de rezar neste lugar, terceiro lugar santo do Islã e igualmente sagrado para os judeus.

Israel autoriza os judeus a visitar em certas ocasiões e sob uma vigilância rígida este local, mas não permite que rezem para evitar provocações.

A Esplanada encontra-se em um local elevado, enquanto abaixo está o Muro das Lamentações, um vestígio do segundo Templo Judeu, visitado diariamente pelos judeus.

As tensões em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel em 1967, se agravaram nos últimos meses, coincidindo com a ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Os confrontos ocorrem quase diariamente e a polícia anunciou ter detido 762 palestinos desde 2 de julho. Deste total, 250 foram acusados de alteração da ordem pública.

Últimas notícias