Independência

Nacionalistas mantêm consulta de independência na Catalunha

Governo da Catalunha também publicou oficialmente nesta sexta-feira o decreto de criação da comissão de controle da consulta independentista

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/10/2014 às 10:58
Foto: AFP
Governo da Catalunha também publicou oficialmente nesta sexta-feira o decreto de criação da comissão de controle da consulta independentista - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Os partidos favoráveis à consulta separatista na Catalunha, reunidos com o presidente regional Artur Mas, acertaram nesta sexta-feira que manterão a convocação para 9 de novembro, apesar da suspensão da votação pelo Tribunal Constitucional espanhol, informou o porta-voz do governo.

"Foi acertado o seguinte: manter a convocação com a vontade de que a cidadania possa participar e exercer seu direito a voto em 9 de novembro", afirmou, o porta-voz Francesc Homs, que pediu aos magistrados que levantem a suspensão.

O governo da Catalunha também publicou oficialmente nesta sexta-feira o decreto de criação da comissão de controle da consulta independentista impugnada pelo governo espanhol, em um desafio à suspensão cautelar da votação determinada pelo TC.

O governo espanhol imediatamente anunciou que vai impugnar ante o TC a criação da junta, alegando descumprimento da lei, segundo a vice-presidente do governo, Soraya Saenz de Santamaría.

Os parlamentares desta região do nordeste da Espanha aprovaram na quarta-feira a criação da comissão por 86 votos a favor e 48 abstenções dos partidos contrários à consulta.

Os partidos contrários alegaram que a decisão parlamentar representava um desacato da sentença do Tribunal Constitucional espanhol de suspender a lei e o decreto de convocação da consulta, enquanto a justiça examina a questão.

Região de 7,5 milhões de habitantes e com 20% da renda espanhola, a Catalunha está em conflito com Madri há vários anos. O governo espanhol afirma que os catalães não têm o direito de decidir unilateralmente seu futuro e rejeita a consulta sobre a independência convocada para 9 de novembro.

Últimas notícias