oriente médio

Israel protesta formalmente por anúncio da Suécia de reconhecer Estado da Palestina

Segundo a Autoridade Palestina, 134 países já reconheceram o Estado da Palestina

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/10/2014 às 15:37
Leitura:

O ministério israelense das Relações Exteriores convocou nesta segunda-feira (6) oficialmente o embaixador da Suécia para protestar formalmente contra a decisão de reconhecer o Estado da Palestina, indicou um comunicado da chancelaria.

O diretor-geral adjunto para a Europa do ministério israelense, Aviv Shir-on, expressou ao embaixador Carl Magnus Nesser a decepção de Israel após o anúncio do novo primeiro-ministro sueco, o social-democrata Stefan Lofven, de que a Suécia reconhecerá o Estado palestino.

Este anúncio "não contribui para melhorar as relações entre Israel e os palestinos", disse Aviv Shir-on, segundo o comunicado.

A posição da Suécia "reduz as chances de chegar a um acordo ao suscitar nos palestinos a expectativa irrealista de que podem alcançar seus objetivos de forma unilateral, e não por meio de negociações com Israel", acrescentou o ministério israelense das Relações Exteriores.

Israel considera estranho que o primeiro-ministro tenha se concentrado na questão palestina em seu discurso de política geral na sexta-feira passada, quando a região enfrenta duas guerras e "atrocidades diárias", acrescentou o funcionário israelense, segundo o comunicado.

O embaixador da Suécia, interrogado pela AFP, preferiu não se expressar sobre o conteúdo da reunião.

Na sexta-feira passada, Stefan Lofven afirmou que "uma solução de dois Estados (israelense e palestino) implica um reconhecimento mútuo e a vontade de uma coexistência pacífica. Por esta razão a Suécia vai reconhecer o Estado da Palestina".

Segundo a Autoridade Palestina, 134 países já reconheceram o Estado da Palestina.

Últimas notícias