áfrica

Nigéria e vizinhos discutem luta contra islamitas do Boko Haram

Níger, Nigéria, Camarões e Chade se reúnem regularmente para falar de cooperação contra o Boko Haram

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 07/10/2014 às 19:00
Leitura:

A capital de Níger, Niamey, recebe nesta terça-feira (7) uma reunião de cúpula regional para analisar a luta contra o grupo islamista armado Boko Haram, cuja expansão constitui um fato de instabilidade para os vizinhos da Nigéria.

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no final de setembro, o presidente nigeriano Mahamadou Issoufu pediu mais cooperação em nível regional e internacional para enfrentar a ameaça.

"É com esta perspectiva que os chefes de Estado e de Governo de Camarões, Níger, Nigéria, Chade e Benin se reunião em Niamey", anunciou então.

A presença dos presidentes Goodluck Jonathan (Nigéria), Idriss Déby (Chade) e Thomas Boni Yayi (Benin) foi confirmada pela assessoria dos respectivos países.

Níger, Nigéria, Camarões e Chade se reúnem regularmente para falar de cooperação contra o Boko Haram, que controla um vasto território no nordeste da Nigéria.

Mais de 10.000 pessoas, em sua maioria civis, perderam a vida em ataques do Boko Haram e na feroz repressão das forças de segurança nigerianas. O conflito deixou mais de 700.000 deslocados, 100.000 deles no leste do Níger, uma zona árida em crise alimentar constante.

Milhares de nigerianos se refugiaram no extremo norte de Camarões, enquanto que milhares de camaroneses das zonas fronteiriças fugiram para o interior do país.

Últimas notícias