Ucrânia

Uma das vítimas do avião que caiu na Ucrânia usava máscara de oxigênio

Centenas de vítimas do voo talvez tenham se dado conta de que o avião estava caindo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/10/2014 às 12:22
Foto: ALEXANDER KHUDOTEPLY / AFP
Centenas de vítimas do voo talvez tenham se dado conta de que o avião estava caindo - FOTO: Foto: ALEXANDER KHUDOTEPLY / AFP
Leitura:

O corpo de um dos passageiros do voo MH17 que caiu na Ucrânia, em julho, foi encontrado usando uma máscara de oxigênio, afirmou o ministro das Relações Exteriores holandês, Frans Timmermans, provocando comoção entre os familiares das vítimas.

O ministro assegurou, em um programa de tv transmitido na quarta-feira à noite, que o passageiro teve tempo de colocar a máscara e que, por isso, as centenas de vítimas do voo talvez tenham se dado conta de que o avião estava caindo.

Em uma carta dirigida nesta quinta-feira aos familiares das vítimas, horrorizadas pelas declarações do ministro, a promotoria confirmou que uma máscara de oxigênio estava mesmo pendura no pescoço de um passageiro australiano.

A máscara foi examinada pelos investigadores, em busca de possíveis restos de DNA, mas os exames não deram resultados.

"Não se sabe como e por que a máscara estava no pescoço do passageiros. Nenhum outro passageiro usava máscara", afirmou uma fonte ligada à investigação.

A informação não foi publicada antes porque a investigação sobre a máscara e seu significado continua sendo realizada e, segundo a promotoria, ainda não se pode chegar a qualquer conclusão.

Timmermans, futuro comissário europeu, lamentou em um comunicado que as famílias tenham se inteirado desse detalhe através dos noticiários.

O voo MH17 da Malaysia Airlines caiu em 17 de julho no leste da Ucrânia, uma região onde os combates entre as forças leais ao governo ucraniano e os separatistas pró-russos estavam em andamento. Kiev e os rebeldes se acusam mutuamente de ter derrubado o avião.

Segundo o primeiro relatório da agência holandesa de segurança, encarregada da investigação, o avião explodiu em voo depois de ter sido alcançado por inúmeros projéteis a grande velocidade.

Últimas notícias