Eleição

Bolívia vota para presidente com Evo Morales como favorito

Autoridades esperam um alto índice de participação

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/10/2014 às 10:28
Foto: AIZAR RALDES / AFP
Autoridades esperam um alto índice de participação - FOTO: Foto: AIZAR RALDES / AFP
Leitura:

A eleição presidencial na Bolívia neste domingo definirá a formação da Assembleia Legislativa e tem como grande favorito o presidente Evo Morales, que busca o terceiro mandato consecutivo (2015-2020). Quase seis milhões de bolivianos estão registrados para comparecer às urnas. A votação começou às 8H00 (9H00 de Brasília) e prosseguirá até as 16H00 (17H00) de Brasília). As autoridades esperam um alto índice de participação.

"As eleições nacionais são um fato significativo na vida democrática do país", disse a presidente do Tribunal Eleitoral, Wilma Velasco, ao abrir a votação.

As pesquisas da última semana mostraram Morales com quase 60% das intenções de votos, com 40 pontos de vantagem para o segundo colocado, o empresário Samuel Doria Media. Morales, um indígena de tendência esquerdista, tinha 59% das intenções de voto nas pesquisas, contra 18% de Doria Medina e 9% do ex-presidente liberal Jorge Quiroga, seus principais rivais.

O presidente, o primeiro indígena a governar o país, conseguirá a reeleição se alcançar 50% mais um dos votos válidos ou pelo menos 40% com uma vantagem de 10% sobre o segundo colocado. Os bolivianos também escolherão 36 senadores e 130 deputados para a Assembleia Legislativa Plurinacional.

Últimas notícias