oriente médio

Irã acredita que prazo do acordo nuclear será atingido

O Irã, a Alemanha e os cincos membros do Conselho de Segurança da ONU vão se reunir nesta terça-feira em Viena para discutir o assunto

Karol Albuquerque
Cadastrado por
Karol Albuquerque
Publicado em 13/10/2014 às 22:16
Foto: AFP
O Irã, a Alemanha e os cincos membros do Conselho de Segurança da ONU vão se reunir nesta terça-feira em Viena para discutir o assunto - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta segunda-feira (13) que Teerã e as potencias mundiais podem chegar a um acordo final sobre o programa nuclear iraniano até o prazo de 24 de novembro.

"Acreditamos que um consenso final sobre a questão é possível nos 40 dias restantes (do prazo limite)", afirmou Rouhani. Ele acrescentou que o Irã tem "vontade política" de chegar a uma acordo, ainda que persistam diferenças significativas sobre detalhes nas negociações. O discurso de Rouhani foi transmitido pela rede de televisão estatal iraniana.

De acordo com o presidente do Irã, grandes companhias estão esperando um acordo que retire as sanções e permitam novas oportunidades de negócios no país.

O Irã, a Alemanha e os cincos membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vão se reunir nesta terça-feira em Viena para discutir o assunto. O acordo deve definir medidas que evitem que o Irã produza armas nucleares em troca da retirada de sanções econômicas. O Irã nega que vá produzir armas atômicas e insiste que o programa nuclear tem finalidades pacíficas apenas, como geração de energia.

Últimas notícias