ásia

Líder da Coreia do Norte faz aparição pública

Sua ausência causou especulações sobre seu estado de saúde e a respeito do controle do país

Karol Albuquerque
Cadastrado por
Karol Albuquerque
Publicado em 13/10/2014 às 20:29
Foto: KNS / KCNA / AFP
Sua ausência causou especulações sobre seu estado de saúde e a respeito do controle do país - FOTO: Foto: KNS / KCNA / AFP
Leitura:

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, fez sua primeira aparição pública em cinco semanas nesta terça-feira (14, data local) de acordo com a agência de notícias nacional. Sua ausência causou especulações sobre seu estado de saúde e a respeito do controle do país.

A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês) afirmou que Kim "deu orientações" no recém-construído Distrito Residencial Wisong para Científicos. A agência também informou que mais cedo, Kim "visitou o recém-construído Instituto Nacional de Energia da Academia de Ciências Estadual".

Na visita ao distrito residencial, Kim chamou os cientistas norte-coreanos de "patriotas que estão devotando toda sua vida para construir uma nação rica e poderosa", de acordo com a KCNA. A agência não fez referências ao estado de saúde de Kim. 

O líder norte-coreano foi visto pela última vez na mídia nacional em um concerto no dia 3 de setembro. Ele não participou de diversos eventos importantes a que normalmente iria. Um documentário divulgado no fim de setembro fez uma referência a um "desconforto" de Kim e exibiu uma filmagem de agosto em que ele aparece acima do peso e mancando.

Muitos analistas acreditam que apesar de Kim ter problemas de saúde, ele provavelmente não está em um estado grave, mas outras pessoas discordam.

Kim Jong Un assumiu o poder após seu antecessor, Kim Jong Il, desaparecer do público em 2008, provavelmente devido a um derrame. O antigo líder norte-coreano morreu em 2011.

Últimas notícias