Estado Islâmico

Kerry estarrecido com venda de yazidis por militantes do grupo Estado Islâmico

Grupo jihadista admite pela primeira vez de forma aberta que está entregando como escravos integrantes da comunidade yazidi

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 15/10/2014 às 7:34
Foto: AFP
Grupo jihadista admite pela primeira vez de forma aberta que está entregando como escravos integrantes da comunidade yazidi - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O secretário de Estado americano, John Kerry, chamou de repugnantes as práticas do grupo Estado Islâmico (EI), após a divulgação da notícia de que os jihadistas admitem que vendem mulheres e crianças da minoria yazidi como escravos.

Os militantes do EI "agora reclamam o crédito pelo sequestro, escravidão, estupro, casamento forçado e venda de milhares de mulheres e crianças, algumas de apenas 12 anos", afirma Kerry em um comunicado.

Na edição mais recente de sua revista de propaganda, Dabiq, o grupo jihadista admite pela primeira vez de forma aberta que está entregando como escravos integrantes da comunidade yazidi, que pratica uma religião sincretista.

Dezenas de milhares de yazidis, uma minoria que vive principalmente na região norte do Iraque, se viram obrigados a abandonar suas casas após quatro meses de ofensiva jihadista na região.

Líderes yazidis e grupos de defesa dos direitos humanos denunciam que a minoria é vítima de genocídio, uma das razões citadas por Washington para justificar a decisão de iniciar, há três meses, uma ofensiva aérea contra o EI.

Últimas notícias