São Petersburgo

Casal homossexual contrai matrimônio na Rússia

O casamento foi autorizado porque uma das noivas é uma transexual

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/11/2014 às 14:40
Leitura:

Uma mulher e uma transexual se casaram oficialmente em São Petersburgo, convertendo-se assim no primeiro casamento homossexual da Rússia, apesar de as uniões entre pessoas de mesmo sexo estarem proibidas no país.

O casamento foi autorizado porque uma das noivas é uma transexual, que atualmente recebe tratamento hormonal para virar mulher, mas seu passaporte indica que é de sexo masculino.

"O casamento homossexual evidentemente aconteceu porque uma das jovens noivas era um homem, de acordo com seu passaporte. Por isso, formalmente, foi um casamento entre homem e mulher. Mas, de fato, se tratava de duas mulheres", afirmou ONG Vykhod, que defende os direitos dos homossexuais. "É a primeira vez na Rússia", destacou.

"Trata-se de um insulto para milhares de famílias russas. Tenho a intenção de pedir a anulação desse casamento", reagiu Vitali Milonov, deputado autor da lei sobre a "propaganda homossexual".

A Rússia, onde a homossexualidade era considerada um crime até 1993 e como uma doença mental até 1999, adotou no ano passado uma lei que castiga qualquer ato de "propaganda homossexual" e de pedofilia ante menores com multas e penas de prisão.

Últimas notícias