FILIPINAS

Fim do alerta de tsunami após terremoto ao leste da Indonésia

O tremor aconteceu no mar a uma profundidade de 46 km

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 15/11/2014 às 9:25
Leitura:

O alerta de tsunami declarado na Indonésia e nas Filipinas após um terremoto de 7,1 graus nas ilhas Molucas, leste indonésio, foi retirado algumas horas mais tarde, sem notícias de vítimas ou danos materiais.

O tremor, registrado pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), aconteceu no mar a uma profundidade de 46 km às 10H31 locais (0H31 de Brasília), 154 km ao nordeste da ilha de Ternate, o que provocou pânico entre os moradores.

O centro de alerta de tsunamis do Pacífico informou que existia uma possibilidade de "ondas de tsunami nas costas, situadas dentro de um raio de 300 km".

O alerta destacava a possibilidade das ondas atingirem Indonésia, Filipinas, Japão, Taiwan e as ilhas do Pacífico Sul.

As ondas poderiam alcançar entre 30 centímetros e um metro em alguns pontos da Indonésia.O alerta foi confirmado pelos governos da Indonésia e das Filipinas.

A Indonésia está no "Cinturão de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais provocam frequentes abalos sísmicos e vulcões.

Em 2004, um violento terremoto submarino provocou um gigantesco tsunami que deixou mais de 170 mil mortos na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, além de dezenas de milhares de vítimas em outros países em torno do Oceano Índico.

Últimas notícias