Ferguson

Ministra francesa critica veredicto de caso Brown em Ferguson

Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e dispararam contra policiais na cidade de Ferguson, nordeste dos Estados Unidos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 25/11/2014 às 10:00
Foto: AFP
Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e dispararam contra policiais na cidade de Ferguson, nordeste dos Estados Unidos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, criticou nesta terça-feira no Twitter a decisão de um grande júri americano de não julgar um policial branco que matou um jovem negro desarmado, perguntando-se se é para "matá-los antes que eles cresçam".

"Que idade #Michael Brown tinha? 18 anos. #Trayvon Martim? 17. #Tamir Rice? 12. Que idade o próximo? 12 meses? 'Matá-los antes que cresçam' Bob Marley", escreveu em inglês em sua conta a ministra, citando jovens negros mortos pelas mãos da polícia dos Estados Unidos e citando a letra de "I shot the sheriff", do rei do reggae.

Desta forma, Taubira expressou sua "solidariedade em uma situação extremamente dolorosa", declarou posteriormente à rádio France Info.

"Não julgarei as instituições dos Estados Unidos", mas "quando o sentimento de frustração é tão forte, tão profundo, tão duradouro e tão maciço, é preciso se perguntar sobre a confiança nestas instituições", disse a ministra, originária da Guiana, um dos departamentos franceses de ultramar.

"Percebemos que isso sempre acontece com os mesmos. São meninos afro-americanos", disse Taubira, denunciando um problema de "preconceitos que podem criar reflexos terríveis", acrescentou.

Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e dispararam contra policiais na cidade de Ferguson, nordeste dos Estados Unidos, após o anúncio de que o policial branco que matou um jovem negro desarmado em agosto não será julgado.

Últimas notícias