Sonda

Japão lança foguete com sonda que deve pousar em asteroide em 2018

Lançamento aconteceu às 13H22 locais na base meridional de Tanegashima após dois adiamentos na última semana, provocados pelas condições meteorológicas

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 03/12/2014 às 7:15
Foto: AFP
Lançamento aconteceu às 13H22 locais na base meridional de Tanegashima após dois adiamentos na última semana, provocados pelas condições meteorológicas - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O foguete nipônico H-2A decolou nesta quarta-feira do sul do Japão para transportar ao espaço a sonda Hayabusa-2, que em 2018 deve pousar em um asteroide, anunciou a Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA).

O lançamento aconteceu às 13H22 locais na base meridional de Tanegashima após dois adiamentos na última semana, provocados pelas condições meteorológicas. "A trajetória está de acordo com o plano de voo", afirmou a JAXA. A sonda Hayabusa-2 deveria separar-se do foguete após 1 hora e 47 minutos para seguir em direção ao '1999 JU3', um asteroide primitivo quase esférico de menos de um quilômetro de diâmetro, que deve alcançar em meados de 2018.

O objetivo é recolher poeira do subsolo deste corpo celeste rochoso, que contém carbono e água, para tentar compreender quais matérias orgânicas e aquosas se encontravam originalmente presentes no sistema solar. O retorno à Terra está previsto para 2020, caso a missão aconteça da maneira planejada. "Esta missão para recolher matéria primitiva tem o potencial para revolucionar nossa compreensão das condições da formação dos planetas", afirmou a equipe que coordena o projeto na JAXA.

"Também pode revelar informações importantes para proteger o planeta", completou a agência. O Hayabusa-2 é quase similar ao antecessor, Hayabusa, lançado em 2003, mas tem uma tecnologia mais avançada. O programa espacial com destino ao asteroide Itokawa teve sucesso, mas depois de uma verdadeira epopeia de sete anos.

Últimas notícias