Conflito

Principal instituição do islã sunita condena ''barbárie'' do Estado Islâmico

Líder da Azhar afirmou que atos do grupo radical jihadistas são cometidos com disfarce de ''religião sagrada''

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/12/2014 às 10:24
Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Líder da Azhar afirmou que atos do grupo radical jihadistas são cometidos com disfarce de ''religião sagrada'' - FOTO: Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Leitura:

O líder da Azhar, uma das principais instituições do islã sunita, condenou nesta quarta-feira os "crimes bárbaros" cometidos pelo grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, em uma conferência internacional.

Os grupos armados cometem "crimes bárbaros sob o disfarce desta religião sagrada e se fizeram chamar Estado Islâmico em uma tentativa de exportar seu falso islã, declarou o xeque Ahmed al-Tayeb.

O xeque fez as declarações na abertura de uma conferência que reúne as autoridades religiosas de 20 países, como Arábia Saudita, Irã e Marrocos.

"Me pergunto noite e dia os motivos desta sedição cega e deste infortúnio árabe, manchado de sangue", afirmou o xeque Al-Azhar, que não descarta um complô para garantir a supremacia de Israel na região.

Também atribuiu parte da responsabilidade ao Ocidente, ao citar o exemplo do Iraque, onde a existência de milícias rivais "11 anos depois da invasão" resultou em "banhos de sangue". Na Síria acontece algo parecido, completou.

Também pediu à coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta atualmente contra o EI que enfrente os países "que apoiam o terrorismo financeira e militarmente".

O xeque admitiu, no entanto, que "não se deve ignorar nossa própria responsabilidade no surgimento do extremismo, que fez emergir organizações como a Al-Qaeda e outros grupos armados".

Últimas notícias