acordo

Índia se recusa a sacrificar crescimento para conter mudanças climáticas

O ministro indiano do Meio Ambiente, Prakash Javadekar, apontou a pobreza como o maior desastre ambiental

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 05/12/2014 às 16:34
Foto: AFP
O ministro indiano do Meio Ambiente, Prakash Javadekar, apontou a pobreza como o maior desastre ambiental - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Índia não assinará nenhum acordo em Lima para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que ameacem seu crescimento ou seu combate à pobreza, alertou o ministro indiano do Meio Ambiente, Prakash Javadekar. 

"Nosso crescimento não pode ser prejudicado", destacou o funcionário, antes de viajar a Lima para participar da conferência mundial sobre o clima, que reunirá negociadores de 195 países.

"Qualquer acordo será adotado por consenso", disse o ministro, afirmando que participará nas negociações sobre o clima, que começam na segunda-feira (5), com "uma mente aberta".

Mas "não vou evitar debates difíceis", disse Javadekar a jornalistas em Nova Délhi.

O ministro apontou a pobreza como o maior desastre ambiental e afirmou que "deve ser erradicada imediatamente", destacando que ninguém tem o direito de privar os mais pobres do planeta do acesso à energia.

"Os pobres têm aspirações, às quais devemos responder, temos que dar a eles acesso à energia", afirmou, destacando que os "países em vias de desenvolvimento precisam de um crescimento inclusivo, um desenvolvimento sustentável e reconhecer o acesso à energia como um direito fundamental".

Negociadores de quase 200 países esperam redigir em Lima um esboço de acordo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa, que deverá em seguida ser adotado em Paris durante a cúpula do clima, em dezembro do ano que vem.

No mês passado, China e Estados Unidos assinaram um acordo de redução de emissões. Depois, a UE ofereceu um compromisso similar e a Alemanha adotou nesta quarta-feira um plano de ação neste sentido.

Últimas notícias