EUA

Obama nomeará Ashton Carter como novo secretário da Defesa

Carter, 60, já foi o número dois do Pentágono entre 2011 e 2013, como subsecretário de Leon Panetta

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/12/2014 às 12:05
Foto: AFP
Carter, 60, já foi o número dois do Pentágono entre 2011 e 2013, como subsecretário de Leon Panetta - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente Barack Obama anunciará nesta sexta-feira (5) a nomeação de Ashton Carter para substituir Chuck Hagel como secretário de Defesa, informou um funcionário da Casa Branca. Obama fará o anúncio na Casa Branca, às 10h locais (13h de Brasília), acompanhado por Hagel e Carter, segundo fontes oficiais que preferiram manter o anonimato.

Carter, 60, já foi o número dois do Pentágono entre 2011 e 2013, como subsecretário de Leon Panetta. Ele tem reputação de ser especialista em armas de alta tecnologia e orçamentos militares e expressou sua vontade de realizar reformas que busquem tornar mais eficiente a burocracia do Pentágono.

O nome de Carter como possível substituto ao cargo surgiu logo após a renúncia de Hagel. Nos últimos dias fontes oficiais confirmaram à imprensa sua indicação. Antes de se tornar o número dois do Pentágono, Carter foi o chefe do departamento de compras de armamento, e liderou o corte orçamentário que começou em 2012 e que representará uma economia de US$ 500 bilhões em uma década.

Hagel, ex-senador republicano e veterano da Guerra do Vietnã, renunciou em 24 de novembro após menos de dois anos no cargo. Durante seu mandato, Hagel teve grandes desavenças com assessores próximos a Obama sobre questões como o conflito sírio e o processo de transferência a outros países dos presos da prisão de Guantánamo.

Últimas notícias