Naufrágio

Setenta migrantes etíopes mortos em naufrágio no Iêmen

Embarcação que transportava os migrantes migrantes clandestinos afundou na região de Al-Maja, uma cidade portuária do Iêmen, próxima do estreito de Bab al- Mandeb

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 08/12/2014 às 7:58
Leitura:

Atualizada às 9h18

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) informou nesta segunda-feira que 21 corpos de migrantes etíopes foram encontrados após o naufrágio na costa do Iêmen, que deixou 70 mortos, segundo as autoridades iemenitas.

"Contabilizamos até agora 21 corpos de migrantes etíopes mortos no naufrágio de uma embarcação na madrugada de sábado em Al-Maja", cidade portuária do Iêmen, afirmou à AFP um porta-voz do escritório do ACNUR em Sanaa, Jamal al-Najjar.

"A busca de outras eventuais vítimas continua", completou.

O ACNUR não confirmou o número de 70 mortos anunciado no domingo pelo ministério iemenita do Interior.

O ministério destacou que o naufrágio foi provocado pelas condições meteorológicas ruins. "Todos que estavam a bordo morreram. O número chega a 70, todos etíopes", afirma um comunicado.

O proprietário da embarcação, Ahmed Salem al-Hilali, um conhecido traficante, era procurado pelas forças de segurança iemenitas.

Os acidentes fatais são frequentes entre os migrantes africanos que tentam chegar ao Iêmen pelo Mar Vermelho e o golfo de Aden, em uma escala para viajar a outros países como a Arábia Saudita.

O número de migrantes africanos que morreram ao tentar chegar ao Iêmen superou nos 10 primeiros de 2014 o total acumulado de 2011, 2012 e 2013, com 205 vítimas fatais, segundo o ACNUR.

Últimas notícias