europa

Kiev acusa que há cerca de 10 mil soldados russos na Ucrânia

O comandante do Estado-Maior do exército ucraniano também disse que cerca de 50 mil soldados russos estão posicionado ao longo da fronteira

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 16/12/2014 às 15:34
Foto: AFP
O comandante do Estado-Maior do exército ucraniano também disse que cerca de 50 mil soldados russos estão posicionado ao longo da fronteira - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Cerca de 10.000 soldados russos se encontram atualmente no leste da Ucrânia, apesar do novo cessar-fogo que até então está sendo respeitado, acusou nesta terça-feira (16) o comandante do Estado-Maior do exército ucraniano.

"O número de militares da Federação Russa está entre 6.000 e 8.000 homens, segundo algumas informações, e 10.000, segundo outras", declarou Viktor Moujenko à imprensa.

Além disso, cerca de 50.000 soldados russos estão posicionado ao longo da fronteira oriental da Ucrânia, acrescentou.

Na véspera, o primeiro-ministro ucraniano Arseni Yatseniuk pediu que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, respeite os acordos concluídos em setembro em Minsk - prevendo um cessar-fogo e negociações de paz no Leste do país - durante visita à sede da Otan. 

Um cessar-fogo foi acordado em setembro passado, em Minsk, pelos presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Porochenko, mas o acordo não impediu que os combates deixassem mais de mil mortos desde então. Em oito meses, o conflito ucraniano matou 4.634 pessoas, segundo a ONU. 

Últimas notícias