Afeganistão

Onze talibãs morrem em ataque com drone da Otan no Afeganistão

Autoridades atribuem ao grupo a responsabilidade por dezenas de ataques armados contra as forças de segurança nesse distrit

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/12/2014 às 9:18
Leitura:

Pelo menos 11 talibãs morreram, incluindo seis paquistaneses, durante ataque com um drone da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma província do Leste do Afeganistão, informaram hoje (17) fontes militares.

O porta-voz do Exército afegão para a zona oriental, Numan Hatifi, disse que entre os 11 mortos está um comandante talibã, de nome Saifullah, e seis membros dos talibãs paquistaneses do TPP, organização responsável pelo atentado, nessa terça-feira, contra uma escola, que fez 141 mortos, a maioria crianças, no Noroeste do Paquistão.

Segundo Hatifi, os membros do TPP (Tehrik-e-Taliban Pakistan) combatiam na área sob a direção do grupo terrorista paquistanês Lashkar-i-Tayyaba. A essa organização é atribuída a autoria dos atentados de 2008 em Bombaim, no Oeste da Índia, que deixaram 166 mortos.

O ataque ocorreu nessa terça-feira (16) à noite, quando membros do Exército identificaram um veículo no distrito de Shirzad, na província de Nangarhar, e solicitaram apoio aéreo à Otan. As autoridades atribuem ao grupo a responsabilidade por dezenas de ataques armados contra as forças de segurança nesse distrito.

O Afeganistão vive uma de suas fases mais violentas, depois de as forças afegãs terem assumido em 2013 a segurança no país, em meio à retirada gradual da missão da Otan (Isaf), que estará concluída no fim do ano. A Otan anunciou, no entanto, que vai manter no país cerca de 12.500 militares, incluindo 9.800 soldados dos Estados Unidos.

Últimas notícias