governo

Presidente do Haiti nomeia novo primeiro-ministro

Michel Martelly nomeou Evans Paul, que substituirá Laurent Lamothe

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 26/12/2014 às 9:00
Foto: HECTOR RETAMAL / AFP
Michel Martelly nomeou Evans Paul, que substituirá Laurent Lamothe - FOTO: Foto: HECTOR RETAMAL / AFP
Leitura:

O presidente do Haiti, Michel Martelly, designou na quinta-feira (25) o líder político Evans Paul como novo primeiro-ministro para formar o próximo governo.

A nomeação foi feita por decreto presidencial e precisa da ratificação do Parlamento. Evans Paul substituirá Laurent Lamothe como chefe de Governo.

Ativista político, Evans Paul integrou o movimento que derrubou o ditador Jean-Claude "Baby Doc" Duvalier em 1986.

Paul foi eleito prefeito de Porto Príncipe em 1991 e era considerado um aliado do então presidente Jean Bertrand Aristide. Durante um determinado momento foi visto como seu sucessor, mas as relações entraram em crise.

Detido em 1988 durante o governo militar de Prosper Avril, Evans Paul foi torturado por militares, como outros ativistas políticos.

O ex-premier Lamothe renunciou ao cargo após as recomendações de uma comissão de consulta criada pelo presidente Martelly para sugerir soluções à crise política que afeta o país.

O Haiti aguarda eleições legislativas e municipais há mais de três anos. O governo não conseguiu organizar eleições no fim de outubro, como estava previsto, e o mandato do Parlamento termina em 12 de janeiro.

Os partidos de oposição convocam regularmente manifestações contra o governo para exigir a renúncia de presidente Martelly, já que suspeitam que ele pretende governar o país por decreto depois desta data.

Últimas notícias