Aviação

Avião da AirAsia desaparece entre Indonésia e Cingapura

O Airbus A320-200 desviou de sua trajetória devido às más condições climáticas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 28/12/2014 às 8:23
Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP
O Airbus A320-200 desviou de sua trajetória devido às más condições climáticas - FOTO: Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP
Leitura:

Um avião da companhia malaia de baixo custo AirAsia desapareceu neste domingo entre Indonésia e Cingapura com 162 pessoas a bordo, depois de pedir para desviar de sua trajetória devido às más condições climáticas.

O Airbus A320-200, cujo número de voo é QZ8501, transporta sete membros da tripulação e 155 passageiros, entre eles 16 crianças e um bebê, indicou à AFP o diretor-geral da aviação civil indonésia, Djoko Murjatmodjo.

Segundo a rede de televisão MetroTV, 149 indonésios viajavam a bordo, assim como três sul-coreanos, um britânico, um malaio e um cingapuriano.

O Airbus decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e sua aterrissagem estava prevista em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília).

Jacarta perdeu o contato com a aeronave às 07h55, declarou à AFP o porta-voz do ministério indonésio de Transportes, J.A. Barata. A AirAsia indicou que a aeronave estava "sob o controle do serviço de controle do tráfego aéreo da Indonésia" quando o contato foi perdido.

"O avião (...) solicitou um desvio devido às condições meteorológicas", declarou a companhia malaia em sua página no Facebook.

"No momento infelizmente não temos mais informação sobre a situação dos passageiros e dos membros da tripulação a bordo, mas manteremos todas as partes informadas", acrescentou a empresa.

Segundo um comunicado da direção da aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio, "200 milhas náuticas (350 quilômetros) a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura".

As operações foram lançadas a partir do centro de busca e socorro da ilha de Bangka, no mar de Java, segundo as autoridades locais.

Djoko Murjatmodjo informou que os esforços se concentravam em uma zona situada entre a ilha vizinha de Belitung e a província de Kalimantan, na parte indonésia da ilha de Bornéu, a meio caminho da trajetória do voo.

"Nos coordenamos com as equipes de emergência e buscamos estabelecer sua posição. Pensamos que está em alguma parte entre" Tanjung Pandan, uma localidade da ilha de Belitung, e Kalimantan, disse.

Ano ruim para a aviação malaia

A AirAsia indicou que, no momento, não possui nenhuma informação "sobre a situação dos passageiros e da tripulação". As unidades de crise foram ativadas em Changi e em Surabaya para acolher os familiares dos passageiros.

2014 representa um ano ruim para a aviação malaia, com a perda de dois aviões da companhia nacional Malaysia Airlines.

Um Boeing 777-200 da Malaysia Airlines desapareceu no dia 8 de março pouco depois de sua decolagem em Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo. A aeronave, que ainda não foi encontrada, teria caído no sul do Oceano Índico por falta de combustível.

E, quatro meses depois, em 17 de julho, outro Boeing 777 da mesma empresa caiu com seus 298 ocupantes no território controlado pelos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, onde enfrentam o exército desta ex-república soviética.

A Indonésia, arquipélago de 17.000 ilhas muito dependente do transporte aéreo, apresenta um dos piores balanços da Ásia em matéria de segurança aérea.

A AirAsia, um cliente importante da Airbus e a maior companhia de baixo custo do sudeste da Ásia, foi criada há vinte anos e relançada posteriormente por um ex-dirigente da Time Warner, Tony Fernandes. 

Últimas notícias