vírus

Médico cubano curado de Ebola voltará à África em janeiro

Cuba enviou 256 médicos aos três países mais castigados pela epidemia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/12/2014 às 16:58
Foto: AFP
Cuba enviou 256 médicos aos três países mais castigados pela epidemia - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O médico cubano Félix Báez, que contraiu Ebola em Serra Leoa e foi curado na Suíça, anunciou nesta segunda-feira (29) que voltará à África em janeiro para continuar sua missão no combate à doença.

"Volto nos primeiros dias de janeiro" a Serra Leoa, disse o médico de 43 anos ao jornal oficial cubano Granma, após garantir que está totalmente curado. 

"Me sinto muito bem tanto física quanto emocionalmente, a recuperação foi muito boa ao lado de minha família", afirmou Báez, que é visto numa foto no Granma carregando seu filho de dois anos, na companhia da esposa e colega Vania Ferrer. 

"Eu o conheço, sei como ele é, e não poderia ser diferente: nós o apoiamos em sua decisão" de voltar à África, contou Vania. 

Báez lembrou que "esse foi o compromisso (...) de voltarmos todos sãos e salvos, porque a ajuda de Cuba no combate à epidemia é essencial. Sempre estive convencido de que superaria a doença e dizia aos meus companheiros para que não se preocupassem com meu regresso". 

O médico apresentou os primeiros sintomas da doença em 16 de novembro e a Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena o trabalho da brigada cubana na África Ocidental, decidiu levá-lo a Genebra para ser tratado. 

Em 6 de dezembro Báez retornou a Havana após receber alta do hospital onde se tratou. 

Cuba enviou 256 médicos aos três países mais castigados pela epidemia (Serra Leoa, Libéria e Guiné), que já matou 7.708 pessoas e registra 20.000 casos no mundo, principalmente na África Ocidental - segundo balanço mais recente divulgado pela OMS.

Últimas notícias