Epidemia

Japão: 37 mil frangos sacrificados em novo foco de gripe aviária

Medidas similares foram tomadas na segunda-feira em Miyazaki, onde foi detectado outro foco e 42.000 frangos precisaram ser sacrificados

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 30/12/2014 às 8:40
Foto: Jonas Oliveira / AENotícias
Medidas similares foram tomadas na segunda-feira em Miyazaki, onde foi detectado outro foco e 42.000 frangos precisaram ser sacrificados - FOTO: Foto: Jonas Oliveira / AENotícias
Leitura:

As autoridades japonesas ordenaram nesta terça-feira sacrificar 37.000 frangos após a confirmação do surgimento de um terceiro foco de gripe aviária em menos de um mês, em sua tentativa de evitar a propagação da doença.

Os testes genéticos confirmaram a presença de uma cepa H5 do vírus em uma fazenda da prefeitura de Yamaguchi, no sudoeste da ilha principal de Honshu, cujo proprietário havia informado na segunda-feira sobre a morte repentina de vinte aves, segundo o ministério da Agricultura.

Foi estabelecido um cordão sanitário de 10 km ao redor da granja afetada e foi proibido o transporte de frangos para fora desta zona.

Medidas similares foram tomadas na segunda-feira em Miyazaki (ilha meridional de Kyushu), onde foi detectado outro foco e 42.000 frangos precisaram ser sacrificados. Um caso precedente foi descoberto em meados de dezembro a 100 km de distância, na mesma cidade, pela primeira vez desde abril (4.000 aves sacrificadas).

As autoridades japonesas alertam regularmente os fazendeiros para o risco de infecção, ao lembrar que esta doença continua presente na Ásia.

Últimas notícias