Escândalo

Vice-ministro chinês é destituído por suspeita de corrupção

Site da chancelaria chinesa informou que Zhang foi substituído pelo chefe do departamento de protocolo do ministério

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/01/2015 às 10:53
Leitura:

O vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Zhang Kunsheng, foi destituído do cargo e está sendo investigado, anunciou nesta sexta-feira a chancelaria, em um momento em que o governo fortalece sua campanha anticorrupção.

Zhang, um dos quatro titulares do cargo de  vice-ministro das Relações Exteriores, é "suspeito de ter desrespeitado a disciplina", afirmou o ministério, recorrendo à fórmula habitual para se referir à corrupção.

No comunicado não foi informado qual organismo está investigando Zhang, nem as suspeitas que pesam sobre ele.

Este alto funcionário chamou a atenção quando em 2012 repreendeu em público um diplomata americano, depois que os Estados Unidos criticaram a presença militar chinesa no mar da China Meridional.

"Pedimos que os Estados Unidos corrijam sua atitude equivocada e respeitem a soberania e a integridade territorial da China", disse Zhang a Robert Wang, então chefe adjunto da missão diplomática norte-americana em Pequim.

O site da chancelaria chinesa informou que Zhang foi substituído por Qin Gang, chefe do departamento de protocolo do ministério.

O caso de Zhang ocorre em meio a uma ampla campanha anticorrupção lançada pelo presidente chinês, Xi Jinping, que tem afetado políticos de alto escalão. 

Últimas notícias