Armamento

Coreia do Norte tem tecnologia significativa para miniaturizar ogiva nuclear, diz Sul

Defesa sul-coreana afirma que país vizinho acumulou cerca de 40 quilos de plutônio para armas através do reprocessamento de barras de combustível nuclear

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/01/2015 às 9:28
Foto: RODONG SINMUN / AFP
Defesa sul-coreana afirma que país vizinho acumulou cerca de 40 quilos de plutônio para armas através do reprocessamento de barras de combustível nuclear - FOTO: Foto: RODONG SINMUN / AFP
Leitura:

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul declarou nesta terça-feira que a Coreia do Norte parece ter atingido um nível significativo de tecnologia para miniaturizar um dispositivo nuclear para que ele seja instalado na ponta de um míssil. 

O ministério fez o alerta em um Livro Branco da defesa que deverá ser divulgado mais tarde nesta terça-feira, mas autoridades da Defesa lembraram que o Norte ainda não demonstrou sua capacidade de miniaturização. 

"As capacidades de miniaturização de armas nucleares da Coreia do Norte parecem ter atingido um nível significativo", disse o ministério em um comunicado.

Pyongyang realizou três testes nucleares, o mais recente deles em fevereiro de 2013.

O Ministério da Defesa disse que o Norte provavelmente acumulou cerca de 40 quilos de plutônio para armas através do reprocessamento de barras de combustível nuclear, e que está trabalhando em um programa de urânio altamente enriquecido. 

Pyongyang desativou o reator de cinco megawatts de seu complexo nuclear de Yongbyon em 2007, no âmbito de um acordo de ajuda para o desarmamento, mas começou a reativá-lo em meados de 2013. A instalação é a principal fonte de plutônio de armas do país.

Últimas notícias