América do Sul

Uruguai tem 20 potenciais depósitos de petróleo

A estimativa de recursos é de até 1,769 bilhão de barris recuperáveis, o que implica 5,637 bilhões de barris no subsolo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/01/2015 às 14:42
Foto: Petrobras/ ABr
A estimativa de recursos é de até 1,769 bilhão de barris recuperáveis, o que implica 5,637 bilhões de barris no subsolo - FOTO: Foto: Petrobras/ ABr
Leitura:

A empresa australiana Petrel Energy, proprietária de 51% da Schuepbach Energy Internacional (SEI), anunciou nesta terça-feira que encontrou e certificou a existência de 20 potenciais depósitos de petróleo no norte do Uruguai, o único país da região que importa todos o combustível que consome.

Segundo um comunicado da petroleira estatal uruguaia Ancap, foram certificadas "20 situações exploratórias convencionais, com uma estimativa de recursos de até 1,769 bilhão de barris recuperáveis, o que implica 5,637 bilhões de barris no subsolo".

A Ancap ressaltou que "são necessários mais trabalhos exploratórios, como a realização de várias perfurações, para determinar a existência de acumulações significativas de hidrocarbonetos". A estatal informou que os resultados iniciais são "muito alentadores" e que Schuepbach já confirmou que perfurará quatro poços exploratórios, no período 2015-2017.

Nos últimos anos, o Uruguai tem tentado encontrar petróleo em seu território e em sua plataforma marítima. Para isso, o governo uruguaio realizou em 2009 e 2012 os chamados projetos 'offshore' e pretende lançar uma nova licitação nos próximos meses, neste caso incluindo zonas da plataforma marítima ainda não exploradas.

Paralelamente, o país iniciou a busca por hidrocarbonetos no norte do país, onde foram encontrados de potenciais depósitos.

Últimas notícias