Terrorismo

Europa sofre dupla ameaça da Al-Qaeda e de indivíduos extremistas

"Há razões para nos preocuparmos e sermos extremamente vigilantes", assegurou uma autoridade europeia.

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 21/01/2015 às 18:06
Leitura:

A Europa precisa reforçar o seu arsenal contra o terrorismo, porque vive uma dupla ameaça de um grande ataque organizado pela Al-Qaeda e ações praticadas por indivíduos radicalizados, alertaram nesta quarta-feira vários fontes europeias. "Há razões para nos preocuparmos e sermos extremamente vigilantes", assegurou uma autoridade europeia.

"A Al-Qaeda está enfraquecida, mas pode querer organizar um ataque contra o Ocidente para mostrar que ainda existe", explicou, ressaltando que "essa preocupação é compartilhada pelas principais agências de inteligência, inclusive o MI5 britânico".

"Temo um grande golpe da Al-Qaeda, que não desistiu de atingir a Europa. Mas a ameaça mais assustadora é a do terrorismo atomizado, porque a sua detecção é muito complicada", declarou à AFP, por sua vez, o deputado conservador francês Arnaud Danjean, ex-membro dos serviços de inteligência.

Quinze dias após os atentados em Paris e uma semana depois de uma operação na Bélgica contra terroristas dispostos a agir, o deputado Danjean se disse convencido de que "isso vai acontecer de novo". "Estou preocupado, porque a ameaça é cada vez mais forte", acrescentou.

Mais de 3.000 europeus radicalizados se juntaram a movimentos terroristas islâmicos na Síria e no Iraque, de acordo com dados fornecidos pelos Estados. E quase 30% retornaram. O coordenador europeu para a luta contra o terrorismo, o belga Gilles de Kerchove, insistiu recentemente em entrevista à AFP "na rivalidade entre o Daesh (como é conhecido o grupo Estado Islâmico), que quer agir e tem o feito, e a Al-Qaeda que quer permanecer na corrida e se fazer notar".

Últimas notícias