Europa

Noruega anuncia possível caso de vaca louca

Um teste de encefalopatia espongiforme (ESB) bovina realizado em uma vaca de 15 anos deu positivo

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 21/01/2015 às 18:05
Leitura:

A Noruega anunciou nesta quarta-feira que descobriu um possível caso de doença da vaca louca. O caso, no entanto, pode ser uma variação atípica sem comparação com a epidemia ocorrida no Reino Unido nos anos 1990. Um teste de encefalopatia espongiforme (ESB) bovina realizado em uma vaca de 15 anos deu positivo, disse o Instituto Veterinário norueguês.

"Temos fortes suspeitas de (que se trata de) uma possível variação de ESB", declarou um alto funcionário encarregado do controle da alimentação, Bjoern Roethe Knudsen, à rede NRK. Um laboratório europeu realizará um diagnóstico definitivo sobre este caso no Reino Unido.

As autoridades distinguem a forma clássica de ESB, causada pela alimentação do gado com farinha de origem animal -proibida na Europa desde 2001-, e a forma atípica que podem padecer vacas mais velhas, como já aconteceu em vários países europeus nos últimos anos.

"Muita gente seguramente se lembra do surto (de vaca louca) no Reino Unido nos anos 1990, mas a escala não é comparável", afirmou outra alta funcionária encarregada do controle da alimentação, Solfrid Aamdal. "Estamos tratando este caso de modo rotineiro e estamos tranquilos", acrescentou.

Segundo as autoridades, o consumo de carne de vaca e de leite não apresenta riscos. O cadáver da vaca foi destruído e foram tomadas medidas restritivas para o resto da manada que está no centro-oeste da Noruega.

Últimas notícias