Argentina

Mujica expressa 'dor' por situação argentina após morte de promotor

Nisma foi encontrado morto por sua mãe com um tiro na têmpora no banheiro de seu apartamento, horas antes de se apresentar no Congresso para explicar sua denúncia contra a presidente argentina

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 22/01/2015 às 13:47
Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP
Nisma foi encontrado morto por sua mãe com um tiro na têmpora no banheiro de seu apartamento, horas antes de se apresentar no Congresso para explicar sua denúncia contra a presidente argentina - FOTO: Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP
Leitura:

O presidente do Uruguai José Mujica afirmou nesta quinta-feira que sente dor pela situação na Argentina após a morte do promotor Alberto Nisma, que havia feito duras acusações contra a presidente Cristina Kirchner.

"Sinto dor pela República da Argentina", disse Mujica à rádio Carve.

"Não somos países-irmãos, somo gêmeos que nasceram da mesma placenta. Quando a Argentina vai mal, nós também vamos mal. Façamos votos para que a Argentina saia deste trauma e desta dor", completou o presidente.

"Espero que a Justiça argentina coloque energia, tome decisão e esclarecimento nisto, porque é fundamental para a sociedade argentina e é a confiança mínima que necessitamos em nossas sociedades", disse Mujica.

O promotor Nisma acusou na semana passada Kirchner, seu chanceler Héctor Timerman e o deputado Andrés Larroque, líder do grupo kirchnerista La Cámpora, de "confabular" para encobrir ex-funcionários iranianos acusados ??de ter planejado e executado o atentado à mutualista judaica AMIA na Argentina em 1994.

No domingo, Nisma foi encontrado morto por sua mãe com um tiro na têmpora no banheiro de seu apartamento em um luxuoso edifício do bairro de Puerto Madero, horas antes de se apresentar no Congresso para explicar sua denúncia contra a presidente e seus colaboradores.

A morte, investigada em meio a um emaranhado de versões e especulações, está por enquanto qualificada pela justiça como "morte duvidosa", e está sendo inverstigado se foi suicídio, "suicídio induzido" ou assassinato.

Últimas notícias