África

Força aérea do Chade bombardeia posições do Boko Haram na Nigéria

O grupo extremista deixou mais de 13.000 mortos desde seu levante, em 2009, em uma ofensiva na qual conquistou vários territórios no nordeste da Nigéria

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 31/01/2015 às 15:09
Foto: AFP
O grupo extremista deixou mais de 13.000 mortos desde seu levante, em 2009, em uma ofensiva na qual conquistou vários territórios no nordeste da Nigéria - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A aviação chadiana bombardeou neste sábado a cidade nigeriana de Gamboru, base do Boko Haram, na fronteira com o Camarões, onde islamitas nigerianos enfrentaram soldados chadianos na sexta-feira, informaram fontes militares do Chade e do Camarões.

Segundo as fontes, que pediram para ter as identidades preservadas, o primeiro ataque foi realizado por dois caça-bombardeiros no meio do dia. 

Gamboru está separada por uma ponte de 500 metros de comprimento da cidade camaronesa de Fotokol, onde foram registrados combates na sexta-feira entre a guerrilha e os soldados do Chade, que mobilizaram um importante contingente para ajudar o vizinho Camarões a enfrentar o Boko Haram. 

Segundo uma fonte de segurança do Chade, após o bombardeio inicial, o exército fez vários ataques na região. Aviões caça "atuam para permitir que os soldados chadianos entrem em Gamboru", explicou à AFP uma fonte de segurança do Camarões na cidade de Fotokol.

"Altos comandos do exército camaronês estão em Fotokol. Os exércitos do Camarões e do Chade estão juntos para a operação em Gamboru" contra o Boko Haram, acrescentou. 

O grupo extremista deixou mais de 13.000 mortos desde seu levante, em 2009, em uma ofensiva na qual conquistou vários territórios no nordeste da Nigéria e chegou a entrar no Camarões.

Depois que a ascensão do Boko Haram derivou em uma crise regional, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) acordou a criação de uma força conjunta de 7.500 homens para combater os jihadistas.

Últimas notícias