Escravidão

Polícia resgata mexicanos vítimas de trabalho escravo por empresa coreana

Os trabalhadores resgatados relataram terem sido vítimas de abusos físicos e sexuais, assim como de ameaças

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 05/02/2015 às 19:55
Leitura:

O governo mexicano anunciou nesta quinta-feira que resgatou 129 pessoas, incluindo seis menores, que seriam vítimas de abusos físicos e sexuais, além de serem submetidos a extenuantes jornadas de trabalho em uma empresa têxtil sul-coreana instalada na região de Jalisco (oeste).

Depois de receber uma denúncia anônima, agentes federais fizeram uma operação na quarta-feira na empresa Yes International S.A., onde "resgataram 129 mexicanos, 121 mulheres e oito homens, incluindo seis menores", informou o diretor do Instituto Nacional de Migração, Ardelio Vargas.

A empresa fica na cidade de Zapopan, vizinha de Guadalajara.

A Procuradoria de Jalisco está interrogando quatro sul-coreanos, que não têm visto para estar no país e foram identificados pelos trabalhadores como os donos, ou encarregados da empresa. A suspeita é que eles integrem uma quadrilha de tráfico de pessoas.

Os trabalhadores resgatados relataram terem sido vítimas "de abusos físicos e sexuais, assim como de ameaças, danos psicológicos e jornadas de trabalho extenuantes", afirmou Vargas.

"Os crimes, pelos quais estão sendo investigados, principalmente, são maus-tratos infantis e alguns outros crimes contra a integridade sexual das pessoas", disse o procurador de Jalisco, Luis Carlos Nájera.

Ainda não foram divulgadas informações sobre as vítimas.

 

 

Últimas notícias