Diplomacia

Kerry se reunirá com representante iraniano para discutir programa nuclear

Várias potências mundiais tentam há mais de um ano alcançar um acordo com o Irã, para que o país reduza sua capacidade nuclear

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/02/2015 às 11:50
Foto: AFP
Várias potências mundiais tentam há mais de um ano alcançar um acordo com o Irã, para que o país reduza sua capacidade nuclear - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O secretário americano de Estado, John Kerry, se reunirá nesta sexta-feira com seu colega iraniano, Javad Zarif, para abordar o programa nuclear iraniano, no âmbito de uma conferência internacional sobre segurança em Munique, quando se aproxima a data limite para alcançar um acordo.

Kerry chegou à cidade alemã na noite de quinta-feira, em um voo procedente de Kiev, onde se reuniu com vários líderes ucranianos para impulsionar uma solução política ao conflito na Ucrânia.

Inicialmente o Departamento de Estado havia informado que Kerry se reuniria com Zarif no sábado, mas a porta-voz Jen Psaki confirmou à AFP que o encontro iria ocorrer nesta sexta-feira.

Várias potências mundiais tentam há mais de um ano alcançar um acordo com o Irã, para que o país reduza sua capacidade nuclear.

Depois que o Irã e os países do chamado grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) não conseguiram concluir com um acordo na data limite fixada em novembro de 2013, as partes estabeleceram como novo prazo o dia 31 de março.

O plano de trabalho projeta que após este acordo político todas as partes detalharão um plano geral, que incluirá aspectos técnicos, para que seja adotado no dia 30 de junho.

Mas o ambiente para as negociações se complicou depois que vários congressistas americanos ameaçaram impor novas sanções ao Irã caso não seja alcançado um acordo em março.

Até agora o Irã se comprometeu a congelar seu programa de enriquecimento de urânio em troca de um relaxamento das sanções impostas.

Últimas notícias