conflito

Seis detenções em operação antijihadista no sudoeste da França

A operação foi dirigida por magistrados antiterroristas parisienses, no âmbito de uma investigação por "associação criminosa terrorista e financiamento do terrorismo"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 08/02/2015 às 10:16
Leitura:

Seis pessoas suspeitas de pertencer a uma filial jihadista foram detidas na manhã deste domingo em Toulouse e Albi (sudoeste da França), anunciou o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

A operação foi dirigida por magistrados antiterroristas parisienses, no âmbito de uma investigação por "associação criminosa terrorista e financiamento do terrorismo", indicou o ministro em um comunicado no qual não fornece mais detalhes.

Cinco pessoas foram presas em Albi e seus arredores, e a sexta na região de Toulouse, explicou à AFP uma fonte próxima à investigação.

Segundo esta fonte, são interrogadas pela transferência de fundos suspeitos e por recrutar candidatos à jihad. Os investigadores também tentam averiguar se os detidos viajaram à Síria.

"Esta nova operação é realizada após a detenção há cinco dias de oito pessoas na região parisiense e em Lyon por motivos similares", lembrou Cazeneuve.

As autoridades francesas redobram seus esforços para limitar a saída de candidatos à jihad para a Síria, após os atentados de Paris que deixaram 17 mortos em janeiro.

Nos dias posteriores aos ataques, o primeiro-ministro Manuel Valls disse que os serviços antiterroristas vigiavam 3.000 pessoas suspeitas de pertencer à órbita jihadista na França.

Cazeneuve indicou há alguns dias que cerca de 1.400 franceses haviam ido combater na Síria e no Iraque, dos quais 73 morreram em operações terroristas.

Últimas notícias