Conflito

Líder do Boko Haram promete derrotar coalizão regional

Há vários dias, tropas de Chade, Camarões e Níger estão ajudando o exército da Nigéria a combater o grupo islamita armado

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/02/2015 às 10:30
Foto: AFP
Há vários dias, tropas de Chade, Camarões e Níger estão ajudando o exército da Nigéria a combater o grupo islamita armado - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, prometeu em um novo vídeo divulgado nesta segunda-feira a vitória do grupo islamita nigeriano contra a força militar regional que o combate no nordeste de Nigéria, Níger e Camarões.

"Sua aliança não levará a lugar nenhum. Juntem todas as suas armas e lutem contra nós, são bem-vindos", declara o líder jihadista em um vídeo de 28 minutos, publicado junto a outros dois no YouTube.

Há vários dias, tropas de Chade, Camarões e Níger estão ajudando o exército da Nigéria a combater o grupo islamita armado, cuja insurreição ameaça se instalar nos países vizinhos.

Outro vídeo mostra imagens do líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Baqr al-Bagdadi, com uma voz em off que fala do extinto califado de Sokoto, estabelecido a partir de 1809 na região norte da Nigéria e que foi desmantelado em 1903 pelas forças de colonização britânicas. 

Shekau já havia mencionado o denominado califa dos territórios que o EI controla entre Síria e Iraque, mas desta vez parece mostra o Boko Haram como parte de um contexto jihadista global.

A insurreição do Boko Haram, que segundo Washington conta com entre 4.000 e 6.000 homens, deixou mais de 13.000 mortos e 1,5 milhão de deslocados na Nigéria desde 2009. Nesta segunda-feira, combatentes do grupo islamita atacaram a cidade de Diffa, no sudeste do Níger, onde tentaram se apoderar da prisão, indicaram fontes de uma ONG.

"Ocorreram grandes tiroteios em Diffa. A prisão foi atacada", declarou uma fonte. "O ataque fracassou", declarou outra fonte.

Últimas notícias