Combate

G20 quer reforçar cooperação contra financiamento do terrorismo

Depois dos atentados de Paris em janeiro, a França pediu aos sócios europeus e mundiais um reforço dos meios de luta contra o financiamento das organizações jihadistas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 10/02/2015 às 10:33
Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Depois dos atentados de Paris em janeiro, a França pediu aos sócios europeus e mundiais um reforço dos meios de luta contra o financiamento das organizações jihadistas - FOTO: Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Leitura:

Os ministros das Finanças e os presidentes dos Bancos Centrais do G20 reunidos em Istambul se comprometeram a "reforçar a cooperação" na luta contra o financiamento do terrorismo, segundo um rascunho do comunicado final.

Os presidentes dos BCs "pedem a todos os países que acelerem a aplicação das normas internacionais, sobretudo no que diz respeito à troca de informações e ao congelamento de bens terroristas", afirma a nota.

Os ministros também são partidários de um "reforço da transparência dos sistemas de pagamento para reduzir os riscos de sofrer enganos em casos de financiamento do terrorismo e de lavagem de dinheiro".

Também reclamam ao Grupo de Ação Financeira (Gafi) - o organismo intergovernamental responsável pela luta contra a lavagem de capitais - novas propostas até outubro para "reforçar todos os instrumentos financeiros de luta contra o terrorismo".

Depois dos atentados de Paris em janeiro, a França pediu aos sócios europeus e mundiais um reforço dos meios de luta contra o financiamento das organizações jihadistas.

Últimas notícias